13/10/2010


É 4ª FEIRA: VAMOS AOS SALDOS... DA FRUTA!

Das três cidades mais caras do mundo - Tóquio, Oslo e Luanda - já levo duas no papo. Convenhamos que revela algum espírito de generosidade e desapego aos bens materiais. Lembro-me dos jantares medianos na Baía de Luanda que custavam USD100 por pessoa ou da ida ao supermercado da ELF, na Rua António Barroso, que me levava EUR250 para fazer as compras da semana para uma pessoa só. No caso de Tóquio, ainda não estou plenamente instalado pelo que é difícil apurar com exactidão os gastos mas basta andar na rua para se perceber que os preços são exorbitantes.

As despesas de supermercado são talvez aquilo que consome maior fatia dos gastos quotidianos e, nomeadamente, a fruta que atinge preços que nem pensei que fossem possíveis. Ora veja-se aqui:

Kiwis vendidos à unidade e que custam 2 euros por peça...




Na época das castanhas, mas mesmo assim custam 20 euros o quilo.


Uma meloa custa 70 euros!

O Japão tem uma percentagem de terra arável relativamente reduzida (cerca de 11.5%), o que obriga a que a grande parte dos produtos agrícolas seja importada, elevando, e muito, os preços.

É verdade que a fotografia que se segue se refere a uma óptima esplanada (há poucas) numa das ruas melhores de Tóquio mas um café custa 10 euros:



É por isso que, às 4ªs feiras, o supermercado aqui da esquina está a transbordar - as frutas e legumes estão em saldo e hordas de japoneses saem de casa e empilham peras e ameixas nos carrinhos de compras.

Até amanhã que agora vou jantar e comer o reluzente ananás que comprei ainda há instantes...

1 comentário:

  1. i will take you some fruit&veg when I come over Xmas...My god! My diet!!!!!!!

    ResponderEliminar