12/07/2010


ARDENTES ARDENAS

Se a ideia era fugir à canícula que se abateu sobre Bruxelas (uma das maiores desde 2003, com temperaturas a atingir 36 graus, o que aqui é simplesmente insuportável), não foi talvez muito sucedido. Mas há vida para além dos termómetros.

La Roche en Ardennes, praça central, com o termómetro a marcar uma temperatura que nunca vi na Bélgica:



Ainda La Roche en Ardennes:




Houfallize, onde, ao que parece, são grandes ciclistas:


Mas, ao mesmo tempo, têm os valores certos no sítio certo:


A mui turística Bouillon (nome estranho para uma localidade mas, considerando que em Portugal há uma aldeia chamada Carne Assada...):


Dinant, onde nasceu Adolphe Sax, criador do saxofone:




O Chateau du Pont d'Oye, um local absolutamente mágico. Trata-se de um castelo ainda hoje pertencente aos herdeiros da Marquesa de Pont d'Oye, uma mulher da nobreza valã que, no século XIX, ficou conhecida pelas suas excentricidades e pelas festas que dava nesta casa, hoje transformada em hotel. O luxo e a opulência levaram-na à pobreza e, em consequência disso, à loucura. Encontraram-na, por isso, morta, na floresta que rodeia a casa. Hoje o local é um pequeno hotel de charme que serve para encontros internacionais de think tanks e escritores que aqui se instalam em residências literárias. Está bastante decadente mas essa decadência conserva um charme intocado e parece que estamos num filme inglês de época. Tem corredores longos e escuros, habitados por memórias e fantasmas que saem de estantes carregadas de livros encadernados em pele e ouro.











E um pequeno e delicioso apontamento para terminar. Note-se não só o conteúdo do aviso mas sobretudo que ele resulta dum "AR", ou seja, dum Arrêté Royal.

Sem comentários:

Enviar um comentário