14/05/2011


CAMÕES PARA PINA




Grande notícia a atribuição do Prémio Camões a Manuel António Pina. Não conheço nada da obra infantil, conheço alguma coisa da obra poética, sou apaixonado pelo romance "Os Papéis de K." (um livro que me foi oferecido pela Gui Poppe e que durante vários anos ofereci a 'n' pessoas) e leitor deliciado das crónicas (que seguia semanalmente quando ele escrevia na Visão). Interessa-me pouco (confesso) o lado do livro infantil e acho redutor que se esteja a sublinhar tanto esse aspecto. Também não me interessa por aí além o lado de poeta-cidadão. O que me interessa em Pina é o cuidado extremo pelas palavras, o lado cultor quase biológico do verso: "O que é feito de nós, senão/ as palavras que nos fazem?". As palavras são terreno onde Pina se move como cavaleiro renascentista.

(dito isto, olhando para a lista de premiados do Prémio Camões, noto com espanto e alguma tristeza que falta na lista um dos maiores escritores portugueses vivos: Mário Cláudio)


Sem comentários:

Enviar um comentário